Consulte valores de anuidade

    Expovelha 2017 recebe o 17º Seminário Paulista de Ovinocultura

    O 17º Seminário Paulista de Ovinocultura com o tema “Aumento de Eficiência na Produção de cordeiros” reuniu mais de 50 pessoas, no dia 13 de outubro. O encontro aconteceu durante a 30ª edição da Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo (Expovelha), que reuniu 300 ovinos entre os dias 11 a 15 de outubro, no Recinto de Exposições José Oliveira Prado, em Lençóis Paulista (SP).

    O seminário contou com três palestras. “Programação fetal – alternativa para produção eficiente de cordeiros” – Dr Ricardo Lopes Dias da Costa, Méd. Veterinário pela Universidade de Santo Amaro; Pesquisador Científico V do Instituto de Zootecnia. “Eficiência na produção de cordeiros através da alimentação da ovelha” – Dr Mauro Sartori Bueno, Zootecnista pela UNESP -Botucatu, Pesquisador Cientifico VI do Instituto de Zootecnia. “Atualização: Vacinação contra Haemonchus contortus” – Dr. César Cristiano Bassetto, Biólogo, com mestrado e doutorado em biologia de parasitas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Botucatu.

    O presidente da ASPACO, Chico Fernandes, avaliou positivamente o seminário. “Esta edição do encontro teve palestras voltadas para a prática a atividade da ovinocultura, o que justifica a presença maciça dos criadores, sobretudo de rebanho comercial. Talvez seja um dos principais focos da ASPACO hoje, vislumbrar o retorno do investimento na ovinocultura e faz parte disso o produtor ter as técnicas adequadas para a produção”, explicou.

    O pesquisador do IZ de Nova Odessa, Ricardo Lopes Dias da Costa, ressaltou a parceria com a ASPACO. “Os criadores vieram em peso e mostram interesse em aprimorar o conhecimento na ovinocultura. Isso nos motiva a seguir nessa parceria com a ASPACO. O Instituto está aí para construir com o produtor. Para se ter uma ideia, a cada um Real investido em pesquisas no IZ, voltam para o mercado cerca de 11 Reais. Por isso, é tão importante essa intermediação da ASPACO com os criadores”, afirmou.

    A Expovelha é um evento Oficial da ASPACO, ARCO e foi ranqueado pela ABSI e ABC Dorper, além de ser a última e definitiva etapa do Ranking Cabanha do Ano da ASPACO. O evento ainda contou com o Campeonato Supremo dos Grandes Campeões e Grandes Campeãs, a 14ª Queima do Cordeiro e o Dia da Criança, realizado pela Prefeitura de Lençóis Paulista, Associação Rural de Lençóis Paulista e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que reuniu milhares de pessoas.