Expovelha define os Grandes Campeões e Grande Campeãs

A 30ª edição da Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo (Expovelha) aconteceu entre os dias 11 a 15 de outubro e reuniu 300 ovinos, no Recinto de Exposições José Oliveira Prado, em Lençóis Paulista (SP). A Expovelha é um evento Oficial da ASPACO, ARCO e foi ranqueado pela ABSI e ABC Dorper, além de ser a última e definitiva etapa do Ranking Cabanha do Ano da ASPACO.

“A Expovelha 2017 superou as nossas expectativas. É importante ressaltar a participação dos criadores comprometidos com a ovinocultura paulista, que virem à Lençóis Paulista para fazer uma ótima pista de julgamento. Tivemos uma grande participação do rebanho comercial, que é muito importante. Aliás, as vendas foram um sucesso: quem tinha animais para vender, vendeu”, exclamou o presidente da ASPACO, Chico Fernandes.

O jurado das raças Santa Inês, Ile de France e Suffolk, o zootecnista e inspetor técnico da ARCO, Gustavo Martins Ferreira, avaliou positivamente os animais presentes na pista de julgamento. “A Expovelha tem 30 anos de tradição e eu pude julgar as raças Suffolk, Ile de France e Santa Inês. Pudemos observar a força do Estado de São Paulo nessas raças para a ovinocultura”, disse.

Por outro lado, o jurado da Naníbia, Wessel Albertus Le Roux Van Wyk, estava impressionado com a qualidade dos animais em pista. “A qualidade dos animais é excelente, isso é muito visível nos grande campeões e grandes campeãs. Eu também gostei muito da organização do evento, que é muito profissional. Na verdade, estou muito feliz em poder julgar aqui no Brasil e os brasileiros tem que se orgulhar dos animais que produzem aqui”, ressaltou.

A Exposição ainda recebeu o 17º Seminário Paulista de Ovinocultura, o Campeonato Supremo dos Grandes Campeões e Grandes Campeãs, a 14ª Queima do Cordeiro e o Dia da Criança, realizado pela Prefeitura de Lençóis Paulista, Associação Rural de Lençóis Paulista e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que reuniu milhares de pessoas.

Confira os principais resultados da Expovelha 2017

Santa Inês
Grande Campeão:
Guarany Trator 744 – Cabanha Guarany
Res. Grande Campeão:
Guarany 823 – Cabanha Guarany
Grande Campeã:
F.B.O. TATI 1688 – Rabanho TAP
Res. Grande Campeã:
TAP. INSANA 326 – Rabanho TAP

Dorper
Grande Campeão:
KAIOWAS LOTTO TE 1192 – Cabanha Kaiowas
Res. Grande Campeão:
ARAI ZUMBI 1211 – Cabanha Araí
Grande Campeã:
INTERLAGOS ALFAJOR TE 1940 – Cabanha Intergalos
Res. Grande Campeã:
ARAI ZUMBI IA 1050 – Cabanha Araí

White Dorper
Grande Campeão:
INTERLAGOS FLORIN TE 2297 – Cabanha Interlagos
Res. Grande Campeão:
INTERLAGOS JECCA 2293 – Cabanha Interlagos
Grande Campeã:
INTERLAGOS ASTRID TE 2098 – Cabanha Interlagos
Res. Grande Campeã:
INTERLAGOS GEOVANNA 1962 – Cabanha Interlagos

Ile de France
Grande Campeão:
CORDILHEIRA V.F. IA 1883 – Cabanha Borborema
Res. Grande Campeão:
CHICO BORBOREMA 817 – Cabanha Borborema
Grande Campeã:
CHICO BORBOREMA 864 – Cabanha Borborema
Res. Grande Campeã:
CHICO BORBOREMA 833 – Cabanha Borborema

Suffolk
Grande Campeão:
DO CONTESTADO IA 507A – Cabanha Leone
Res. Grande Campeão:
G.M.F. IA 407 – Ovinos HPOC
Grande Campeã:
LEONE IA 178 – Cabanha Leone
Res. Grande Campeã:
LEONE IA 172 – Cabanha Leone

A Expovelha 2017 contou Campeonato Supremo, que é um campeonato especial que premia o melhor macho e a melhor fêmea entre os grandes campeões de todas as raças, que mais estão próximos das características ideais de sua raça. O Grande Campeão Suffolk também foi o Grande Campeão Supremo. Já a Grande Campeão Suprema foi a raça White Dorper.