Cordeiro Paulista Aspaco Portal - Cordeiro Paulista: XIII CAMPEONATO CORDEIRO PAULISTA - 2014 28/11/2014 XIII CAMPEONATO CORDEIRO PAULISTA - 2014

 

O Campeonato Cordeiro Paulista realizado pela ASPACO em parceria com a FMV – UNESP/Araçatuba e NCO – Núcleo de Criadores de Ovinos de Araçatuba e Região, que tem como objetivo promover o consumo da carne ovina, divulgar a marca “Cordeiro Paulista”, permitir que o produtor melhore a sua produção de cordeiros e, principalmente, congregar os participantes e criadores de ovinos.

            O XIII CCP ocorreu entre os dias 18 de setembro e 18 de novembro passados, iniciando-se com a recepção dos animais no confinamento da Central de Ovinos do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP/Araçatuba. Houve a participação de 24 quartetos de 19 criadores, totalizando 96 cordeiros de diferentes raças, vindos de diferentes regiões do estado de São Paulo.

A ASPACO adquiriu os cordeiros remunerando os criadores participantes ao preço de R$ 7,00/kg vivo para sócios e 6,00/kg vivo para não sócios, de acordo com o peso apresentado na chegada à prova, no dia 18 de setembro. Estes cordeiros, nascidos a partir de 1° de julho, não podiam pesar mais de 27 kg de peso vivo.

            O campeonato se divide em duas etapas, sendo uma prova de ganho de peso e uma avaliação de carcaças. A etapa de ganho de peso durou 50 dias, além dos 8 dias de adaptação ao ambiente e à dieta. O confinamento abrigou confortavelmente todos os cordeiros que foram monitorados pelos alunos e residentes do curso de Medicina Veterinária da FMV – UNESP/Araçatuba e do GEO-ATA (Grupo de Estudos em Ovinos de Araçatuba), sob orientação e coordenação do Médico Veterinário Prof. Luiz Cláudio Nogueira Mendes. A pesagem oficial foi realizada no dia 26 de setembro e as parciais ocorreram nos dias 10 e 24 de outubro e a pesagem final no dia 15 de novembro. Todas estas pesagens oficiais puderam ser acompanhadas pelos participantes e foram divulgadas no site da ASPACO. Ao final da primeira etapa computou-se uma média geral de 332 g/dia de ganho de peso, sendo que o cordeiro de menor desempenho de cada conjunto foi excluído.

            O embarque dos cordeiros para o frigorífico foi realizado dia 16 de novembro e no dia 17 os mesmos foram abatidos no Frigorifico Don Pig em São Manuel/SP. As carcaças, então, foram levadas para o entreposto da Agnus Bonus, em São Manuel, e avaliadas pelo Zoot. Helio de Almeida Ricardo que teve como secretario o Zoot. Marcio Armando Gomes de Oliveira, ambos membros da Diretoria Técnica da ASPACO. Utilizando técnicas e parâmetros para julgar comparativamente as carcaças, como o Modelo Europeu de Classificação de Carcaças, o Zoot. Hélio Ricardo pontuou os itens acabamento, conformação, uniformidade e espessura de gordura que, além do rendimento de carcaça, compuseram os resultados finais de classificação da segunda etapa. Nesta etapa as carcaças sem harmonia, também,  foram excluídas do lote.

            O criador Bruno Garcia Moreira, Cabanha Leone de Platina/SP, que concorreu com cordeiros Suffolk x Lacaune, foi o Grande Campeão. O Reservado Grande Campeonato ficou para o criador Paulo Roberto Segatelli Camara, Cabanha Pró-Cordeiros de Itaju/SP, que concorreu com cordeiros ¾ Dorper e o Terceiro Melhor lote foi o criador Arnaldo dos Santos Vieira Filho, Faz. Boizendinha de Araçatuba/SP, que concorreu com cordeiros ¾ Suffolk.    

O criador Arnaldo dos Santos Vieira Filho também venceu a 1ª etapa onde obteve a média de ganho de peso diário de 457g/dia e o criador Bruno Garcia Moreira venceu a etapa de avaliação de carcaças com 91,8 pontos.

Este ano os cordeiros iniciaram o campeonato com uma média de 25,1kg de peso vivo. Após 49 dias de confinamento os mesmos foram para o abate com 41,5kg de peso vivo e o rendimento médio das carcaças ficou em 51,37%.

            A entrega de prêmios foi realizada no dia 21 de novembro juntamente com a divulgação dos resultados no Dia de Campo realizado no Sindicato Rural de São Manuel, cidade sede da ASPACO.

O sucesso do XIII Campeonato Cordeiro Paulista se deve à importante colaboração de seus patrocinadores: COOPERMOTA – Cooperativa de Cafeicultores da Alta Mogiana (Candido Mota/SP) que cedeu a ração de dieta total, fornecida a vontade durante o confinamento; Zoetis que cedeu toda a medicação preventiva; Novartis que cedeu o vermífugo Zoovix: Zolla que cedeu os brincos de identificação; Agnus Bonus que se responsabilizou pelo abate dos cordeiros e degustação de produtos ovinos; e a Revista Cabra e Ovelha.

Além dos patrocinadores a colaboração dos alunos e residentes da UNESP – Araçatuba, equipe técnica da ASPACO e funcionários Agnus Bonus foram imprescindíveis para o sucesso deste Campeonato.

Resultados e fotos no arquivo abaixo.

Faça download do arquivo XIII CAMPEONATO CORDEIRO PAULISTA - 2014 Baixar (1.15MB)
Mostrando de a de um total de 44 registros

 Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Ovelheiro Online
O Ovelheiro Ed. 123
Busca Aspaco
Aspaco no Google