Consulte valores de anuidade

    Missão BRASIL – ESPANHA –PORTUGAL

    Duero-Douro Vinhateiro com Feira OVINNOVA Espanha

    Ovinos, Caprinos, Queijos e Cárneos

    Espanha e Portugal em outubro

    A  Missão BRASIL – ESPANHA – PORTUGAL aborda a importância da organização conjunta de produtores, técnicos e indústria, que se resume nessa frase: “O setor ovino e caprino espanhol mantém a decidida proposta de PROFISSIONALIZAÇÃO e CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO por meio do Associativismo e Cooperativismo, da Comercialização compartilhada, Modernização e Inovação, Melhora genética, Produções de qualidade, Abertura de novos mercados e da Incorporação de novas tendências ao setor”.

    Para isso serão apresentadas e vivenciadas as fundamentais ferramentas institucionais:

    • Conectividade entre Associação-Cooperativa (frigorífico, laticínio) e Mercado consumidor;
    • Agregação de valor por certificação de produtos: queijos e cárneos maturados, enchidos e fumeiros;
    • Multiplicidade de produção (corte + leite) com regularidade de oferta, padrão, escala e eficiência na organização da cadeia produtiva ovina e caprina;
    • Abate precoce de animais registrados – garantia da certificação do produto;
    • Destinação econômica da carne de animais adultos;
    • Programas de melhoramento genético com mensuração do leite automatizada, controle leiteiro oficial, utilizando modernas técnicas de reprodução assistida e identificação eletrônica oficial;
    • Integração lavoura-pecuária sinérgica com criações consorciadas com oliveiras e vinhedos;
    • Fixação do homem ao campo com implantação de rotas agroturísticas;
    • Uso do pastejo na prevenção de incêndios florestais e proteção da biodiversidade (preservação do meio ambiente).

    Como será a Missão BRASIL – ESPANHA – PORTUGAL?

    A MissãoBRASIL–ESPANHA–PORTUGAL contém em sua programação visita a Feira Internacional OVINNOVA que devido à pandemia da COVID-19 teve sua data alterada para outubro de 2021. Sendo assim a nova data da Missão é de 13 a 24 de outubro de 2021.

    Visitaremos a região das Beiras e Douro em Portugal e na Espanha visitaremos o Duero e a região de Castilla y Leon, que concentra 45% do efetivo de ovinos leiteiros e 66% da produção total de leite de ovelha da Espanha e que se transformará em função da Feira na CAPITAL MUNDIAL DOS OVINOS. Veja o conteúdo da feira em www.ovinnova.es .

    Serão visitados um centro de seleção e melhoramento genético e criatórios sob Controle Leiteiro Oficial, das raças Assaf, Lacaune e por curiosidade lúdica das raças autóctones Churra Bragançana, Serra da Estrela, Castelhana, Ojalada e Latxa, de pouco interesse para nós em função da baixa produção, mas importantes para se ver a valorização de produtos DOP produzidos com as mesmas.

    Visitaremos um frigorífico com processamento de cortes de cordeiro DOP e no espaço universitário nos serão apresentados os resultados da pesquisa sobre produção de embutidos para aproveitamento de carne de adulto. 

    Faremos visitas monitoradas a quatro queijarias com detalhamento de equipamentos e processos, acompanhamento do fabrico e degustação, sendo que a de Portugal é uma queijaria procedente de cooperativa pastoril com a produção do queijo e requeijão Serra da Estrela DOP; na Espanha serão três, sendo uma artesanal com rebanho de 1500 matrizes, uma industrial com rebanho de 6 mil matrizes e uma com produção exclusiva de queijo DOP Zamorano com 2 mil matrizes, todas produtoras de queijos premiados.

    Mesas-aula (na Espanha e em Portugal) possibilitam a apresentação e degustação de produtos com certificação DOP ou IGP: queijos e cárneos maturados, enchidos e fumeiros, um “verdadeiro delírio técnico-gastronômico”.

    Encontraremos também Parques naturais que por meio de programas da União Europeia apresentam eficiente trabalho de integração lavoura-pecuária, preservação do meio ambiente, controle de incêndios florestais associados a rotas agroturísticas que aproveitam antigas vias da transumância dos pastores, contribuindo para a fixação do homem ao campo.

    As compras agropecuárias estarão concentradas na diversidade de estandes da Feira Internacional OVINNOVA. Conheceremos adicionalmente lagar de produção de azeite para exportação e para os produtores locais e vinícolas produtoras de vinhos certificados DOP com visita ao vinhedo e adega para degustação e compra e os cascos históricos das importantes cidades muralhadas romanas e medievais. 

    Ao final, os participantes recebem o certificado de participação, as apresentações, a lista de contatos e imagens.