Consulte valores de anuidade

    Patagônia, a Senhora dos Tempos!

    Missão BRASILCORDILHEIRA PATAGÔNIA CHILENA Ovinos: Carne – Lã – Charcutaria – Cães de trabalho – Manejo fueguino – Pecuária regenerativa. De 21 a 29 de outubro de 2023

    A Missão BRASILCORDILHEIRA PATAGÔNIA CHILENA é uma vivência a campo ministrada por técnicos especialistas brasileiros e chilenos, programada e realizada pelo Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos GEPOC com o apoio das associações ASPACO e ARCO. Será composta por um grupo com no mínimo 10 e máximo 15 participantes – produtores, técnicos e gestores, acompanhados de representantes das Associações e do GEPOC e anfitriões que nos recebem.

    Objetivos – 1. Atravessar o Estreito de Magalhães para conhecer a pecuária na grande ilha Tierra del Fuego, terra de ovelhas, cavalos, cães de trabalho, homens fortes e natureza prístina.

    2. Conhecer a produção de cordeiros magalhânicos, e os segredos de sua carne, que possui características peculiares de suavidade, sabor, textura.

    3. Vivenciar a peculiar cadeia produtiva na Patagônia continental e na Terra do Fogo, organizada para atender a demanda internacional de carne, adicional à renda com a lã e com agroturismo.

    4. Conhecer os ovinos da prolífica raça Duhne Merino e MPM (Merino Multipropósito), sob controle de Programa de Melhoramento Genético australiano Navegar por maravilhosa península para vivenciar o manejo em estância ovina localizada em ilha isolada, aonde se chega em barco próprio da Estância.

    5. Apresentação cortes de carne de cordeiro e de guanacos, no frigorífico local, habilitado ao abate e processamento para consumo interno resfriado ou defumado, e congelado para exportação.

    6. Charcutaria na prática, para valorização da carne – Visitar empreendimento acompanhando a prática de defumação artesanal de carne ovina e de guanaco, de alta qualidade para exportação e consumo interno.

    7. Conhecer o manejo EFICIENTE de cães de trabalho, com detalhes práticos para guarda com eficiência na convivência da pecuária e controle conservacionista de fauna silvestre/predadores, e para a condução dos animais nas frequentes movimentações dos grandes rebanhos.

    8. Manejo para lã fina – Conhecer o funcionamento dos complexos galpões de esquila, planejados para alojar equipes externas temporárias de tosquiadores, e para facilitar a tosquia de grande número de ovinos COM QUALIDADE E BEM-ESTAR, em curto espaço de tempo.

    9. Produção agroecológica sustentável, integrando pecuária regenerativa conservacionista com manejo holístico, com geração de créditos de carbono.

    10. Vivenciar a convivência EQUILIBRADA da conservação e do setor produtivo vizinho ao Parque Nacional Torres del Paine, e conhecer essa oitava maravilha do mundo.

    Como será a Missão BRASILCORDILHEIRA PATAGÔNIA CHILENA

    A programação apresenta aspectos relevantes e peculiares da produção ovina na Patagônia Chilena, vinculados a instituições de fomento, extensão, pesquisa, cooperativas, produtores, indústrias e turismo rural. Vivenciaremos no campo, a peculiar produção patagônica com o equilíbrio perfeito nessa terra de ovelhas. Mesas de debate compõem a interação entre os participantes brasileiros e a equipe chilena que nos recebe. Durante as atividades, as informações vivenciadas são discutidas e adequadas à nossa realidade. Boa carne, bom vinho, boa cerveja artesanal, gente forte e trabalhadora que preserva as tradições.

    Ao final os Missionários recebem o certificado de participação. Os arquivos eletrônicos das apresentações dos anfitriões e contatos dos participantes e dos anfitriões locais são disponibilizados. Permitido desfrutar intensamente, fotografar e filmar em todos os locais da programação.

    Informações e inscrições:

    Gepoc

    Belo Horizonte – MG – Brasil

    gepoc.contato@gmail.com

    Tel.: +55 (31) 3221-6966